terça-feira, 15 de junho de 2010

"Teu recomeço é síndrome de próxima felicidade."

No Livro "Filho de Deus", de Joana de Ângelis e psicografia de Divaldo Franco, temos o texto denominado "Teu Recomeço". Além de citar momentos e razões do recomeço individual o texto chama a atenção para a necessidade do recomeço em nossas vidas, inclusive pela nossa condição de espíritos ainda moralmente falíveis. Analisemos a questão do recomeço individual , entender que recomeçar é refazer onde não logramos sucesso, ou reconstruir algo que não necessariamente destruímos, no entanto, nos afeta diretamente a existência. importa a causa que nos traz a necessidade do recomeço, todo recomeçar é convite a resignação e ao trabalho.Considerando que somos espíritos habitantes de um mundo de provas e expiações, qual o percentual dos que cumprem a risca o acordado no plano espiritual para a respectiva reencarnação? Segundo André Luiz, muito baixo. Os espíritos que conquistam 100% das suas "metas" pre-reencarnatórias são chamados completistas e estes são absoluta minoria em seu retorno à pátria espiritual. Segundo André Luiz, retornamos, na maioria das vezes, na turba dos espíritos de parcial sucesso. Existem também os que acolhem, através do próprio livre arbítrio, a infeliz marca do insucesso completo, estagnando nos próprios níveis morais, acrescentando-lhe tempo de resgate e ao recomeço mas complexo. Mas por que atribuir-nos tarefas onde o insucesso parece-nos bater a porta? Nesses casos recorremos a questão 258 do Livro dos Espíritos, transcrita parcialmente abaixo.

a) ) - Não é Deus, então, quem lhe impõe as tribulações da vida, como castigo?


R:- Nada ocorre sem a permissão de Deus, porquanto foi Deus quem estabeleceu todas as leis que regem o Universo... .Dando ao Espírito a liberdade de escolher, Deus lhe deixa a inteira responsabilidade de seus atos e das consequências que estes tiverem... Se vier a sucumbir, restar-lhe-á a consolação de que nem tudo

se lhe acabou e que a bondade divina lhe concede a liberdade de recomeçar o que foi mal feito.

Nós somos os responsáveis pelas nossas escolhas pre-reencarnatórias, naturalmente, a espiritualidade responsável pelo programa reencarnatório sabe muito mais daquilo que necessitamos do que nós mesmos, e nos auxilia a não exagerarmos ou a dilatarmos demasiadamente nas provas do porvir. Nos casos de espíritos mais renitentes ao reencontro com as verdades do divino amor é necessária a imposição de algumas escolhas a serem vividas, tal como um pai impõe ao filho determinada tarefa na qual lhe moldará o caráter e a qual o filho lhe agradecerá num futuro mais consciente. É a lei moral do progresso assumindo temporariamente um controle que pertenceu ao livre arbítrio. Convites ao recomeço existem aos montes e farão parte da nossa existência por muito tempo. Joana de Ângelis cita alguns no texto referido acima.


Uma decepção que parece matar as aspirações superiores; um insucesso; um desastre total; um ser querido que morreu e deixou uma lacuna impreenchível; uma enfermidade cruel que esfacelou as resistências; um vício que, por pouco, não conduziu à loucura; um prejuízo financeiro que anulou todas as futuras aparentes possibilidades; uma traição que poderia ter-te levado ao suicídio, são apenas motivos para recomeçar de novo e nunca para desistir de lutar.


Não passaremos pela vida sem experimentar algumas das situações acima. Estas, são mais que chamados ao recomeço, são convites ao exercício da fé divina e ao trabalho. O erro, os vícios, as mazelas, os infortúitos andarão em paralelo a nossa existência por muito tempo, é natural, e o recomeço é a melhor resposta a estes. Comportamentos estacionários nos retornarão o salário da inércia e a perda do nosso precioso tempo na Terra. A tristeza e o desânimo são consequências naturais em um primeiro momento, no entanto, nada na natureza se construiu ao sabor dos ventos, e o nosso futuro também não será o primeiro desses exemplos. Consciência divina, amor ao próximo, ânimo e disposição para transpor-se, elevar-se, eis o que se espera de nós, espíritas! O recomeço é plataforma comum entre nós, tenhamos a ciência de que ainda a visitaremos muito.


Todo recomeço é renovador e toda renovação nos aproxima do nosso objetivo divino. Finalizemos com a conclusão de Joana ao texto fonte de nosso estudo. "Teu recomeço é síndrome de próxima felicidade."


Publicada no Jornal Correio Espírita

edição 56/ Fevereiro 2010

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Ajuda

Nestes dias tão nublados de minha vida, às vezes  sinto totalmente exaurida minhas forças para continuar. Mas como diz a minha mãe e, o Cazuza, a vida não pára. Quem me dera se parasse, você, que me conhece, deve estar pensando o quanto devo estar sendo idiota de ousar em falar algo que vá de encontro à lei de evolução...  Mas a verdade é que  a tristeza nos deixa insano/consciente ela nos faz agir burramente e é isso que eu tenho vontade de fazer... agir burramente, desistir de tudo... ser ingrata a Deus pelas pessoas boas que tenho  na vida, ser ingrata às pessoas que me fazem lembrar de Deus, e de outras, que me provam a existência dele...  Porque isso? por que me sinto cansada, porque mesmo tentando, nada me diverte, porque mesmo querendo, nada me atrai. Estou infeliz. Infeliz porque apostei numa família que não existiu, porque arrisquei toda minha vida em escolhas erradas. Porque há muito descobri que o amor não é algo fácil de se encontrar, pois amor é dar sem nada querer em troca, e a falta disso, de amor, nos trás somente cobranças, humilhações e um sentimento infinito de dor. Por mais que você queira mudar, que você busque crescer, parece existir uma maré que te puxa para trás. Pensando assim, nessa tristeza incontida, me lembrei de Deus. Pedi a ele do fundo de minha alma que me ajudasse a secar as lágrimas, a fechar as feridas do coração, a continuar... Fechei os olhos e pedi socorro com meu livro na mão: " O caminho, a verdade e a vida - Evangelho de João-  Wilson Cerqueira. e então a página que eu abri me disse:


                      "Aprendendo com Jesus


Vers 17 de João: Tomaram eles, pois, a Jesus; e Ele próprio, carregando a Sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, Gólgota em hebraico.  
Comentário do ves 17:  Jesus carregou resignadamente a Sua própria cruz, isto nos faz entender que devemos caminhar com confiança, levando como Ele, a cruz que nos cabe carregar.


No mundo, deves estar preparado para receber os mais duros golpes de incompreensão, do escárnio e da maldade, aproveitando para exercitar sua capacidade para perdoar, como aluno dedicado do aprendizado evolutivo.


A exemplo do mestre toma decididamente a tua cruz na força dos teus ideais maiores, os espirituais, e anda sem olhar para trás. Vence a ti mesmo!




A Justiça de Deus é infalível, nos homens é que ainda não despertamos para o entendimento dos seus desígnios.


Lembra sempre dos exemplos de Jesus que, fazendo a vontade de Deus, deixou-se crucificar por amor a todos."


E eu resolvi continuar.







quinta-feira, 3 de junho de 2010

Quantas espectativas nós criamos para nossa vida! Me lembro bem como desde pequena planejo meu futuro. Imagino como tudo pode acontecer, como se fosse uma peça de teatro que eu sou a autora. 



Tolinha! Como ainda continuo tolinha! 



Os anos passam e me vejo na mesma situação... Provávelmente meu anjo da guarda se diverte e ri da minha cara. Ele deve prever tudo tudo, porque simplesmente sou totalmente previsível! Como quando vamos repetindo a fala de um filme em tempo real, pois já assistimos tanto aquele filme que sabemos a fala de cor!  planejo, planejo, planejo... e vem a vida e muda tudo tudo tudo....
E as expectativas? essas, venhamos e convenhamos, é uma rasteira! E que tombo! Mas como diz meu amigo Jow, os erros servem para futuros acertos, não é mesmo?



Estou nos extremos da vida. Aquilo que mais quero, geralmente é aquilo que menos tenho.  Mas não quero a qualquer custo. Nada pra mim vale qualquer custo. Tudo tem um preço, até mesmo o amor... e, acredite, o preço do amor é a LIBERDADE. E essa ninguém me tira.




Fábio Junior
Pelas ruas da cidade pessoas andam num vai e vem
Não veêm o cair da tarde, vão nos seus passos como reféns
De uma vida sem saída vida sem vida mal ou bem
Pelos bancos desses parques, ninguém se toca sem perceber
Que onde o sol se esconde, o horizonte tenta dizer
Que há sempre um novo dia, a cada dia em cada ser
Não é preciso uma verdade nova, uma aventura
Pra encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno
E dar as mãos e dar de si além do próprio gesto
E descobrir feliz que o amor esconde outro universo
Pelos becos, pelos bares pelos lugares que ninguém vê
Há sempre alguém querendo uma esperança, sobreviver
Cada rosto é um espelho de um desejo de ser de ter
Não é preciso uma verdade nova, uma aventura
Pra encontrar nas luzes que se acendem um brilho eterno
E dar as mãos e dar de si além do próprio gesto
E descobrir feliz que o amor esconde outro universo
Cada rosto é um espelho de um desejo de ser de ter
Talvez, quem sabe, por essa cidade passe um anjo
E por encanto abra suas asas sobre os homens
E dê vontade de se dar aos outros sem medida
A qualidade de poder viver vida, vida
Vida, vida

Fabio Junior

Antes que acabe Deixa eu dizer que és lindo Deixa eu dizer que o tempo é dimensional Deixa eu dizer boa sorte Antes que acabe Deixa e...